Familia, meu maior presente

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Gentileza

Você já ficou surpreso por que algum desconhecido foi gentil com você? Muitas pessoas nem sentem, mas já se acostumaram com a falta de gentileza... E quando ela acontece, vira um evento. As relações ficaram tão frias, que o normal é a secura, a indiferença e até a hostilidade. As pessoas parecem estar mais preparadas para se defender de ofensas do que receber palavras doces e gestos de carinho. A gentileza virou artigo de luxo, peça de antiquário... Virou memória. Tem gente que desconfia de homem muito gentil... Dizem logo que é gay. Mulheres muito gentis são vistas como frescas ou falsas. O mundo perdeu a referência de gentileza, de delicadeza. Ser xingado no trânsito virou rotina. Ser destratado por quem ganha para servir, é comum nos estabelecimentos. A gente se depara com caras feias, impaciência e maus humores o tempo todo. até mesmo em casa... Mas eu não me acostumo com isso, não!
Eu quero gentileza pra minha vida. e quero ser gentil também. Quero ser tratada com respeito, com carinho... Tratada como gente, que é exatamente o que a palavra gentileza sugere... Gentileza é coisa de gente! A juventude já não acha necessário dar o lugar para os idosos no ônibus, no metrô, nas filas. Os homens já não praticam a delicadeza com o sexo oposto. As mulheres, por sua vez, se emanciparam e dispensam o cavalheirismo, porque acham que está fora de moda. Eu quero gentileza, sim. De homens, de mulheres, de crianças, de estranhos. Quero o gesto sutil, o telefonema de agradecimento, o bilhete de boas vindas, as flores, os bombons... Eu quero um simples olhar de sinceridade, porque ser verdadeiro é ser gentil também... Eu quero a gentileza pela gentileza. Por menor que seja o gesto... Ele faz bem, é necessário... E essencial! Texto: Lena Gino

2 comentários:

  1. Oi, amiga!!!
    Concordo em tudo com esse texto.
    Sinto falta da tão falada gentileza.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá,minha querida amiga Rosa,muito bom este texto.As pessoas tem que voltar as ser gentis novamente,pois e uma forma de educação tbm.
    adorei bjs,

    ResponderExcluir