Familia, meu maior presente

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tudo passa

Certo dia um sacerdote percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurado aos pés da cama de seu mestre: "isso também passa".Com a curiosidade de cada ser humano resolveu perguntar:"Mestre, o que significa essa frase?"E o mestre sem titubear lhe responde: A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não.Mas tudo significa aprendizado.Recebi esta mensagem de um anjo protetor num desses momentos de dor onde quase perdi a fé. Ela é para que todos os dias antes de me levantar e de me deitar possa ler e refletir, para que quando tiver um problema, antes de me lamentar eu possa me lembrar que "isso também passa",E para quando estiver exaltado de alegria, que tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois "isso também passa", Tudo na vida é passageiro assim como a própria vida, tanto as tristezas como também as alegrias. Praticar a paciência e perseverar no bem e nas boas ações ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo perante as mais difíceis situações é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado. É ter a consciência de que todas as pessoas erram, de que o ser humano ainda é um ser imperfeito em busca da perfeição e por isso até saber que se muitas vezes nos decepcionamos com pessoas é porque esperamos mais do que elas estão preparadas para dar, dentro de seu contexto e grau de compreensão.Deste modo, meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que "isso também passa".

Quando me amei

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome… Auto-estima. Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia e meu sofrimento emocional não passam de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades. Hoje sei que isso é… Autenticidade. Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de… Amadurecimento. Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas Hoje sei que o nome disso é… Respeito. Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável… Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse pra baixo. No início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama… Amor -próprio. Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos. Abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é… Simplicidade. Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é… Plenitude. Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é… Saber viver!!!

Vocabulário da Vida

Adeus: É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica. Amigo: É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta. Amor ao próximo: É quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos. Caridade: É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte. Ciúme: É quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo. Lágrima: É quando o coração pede aos olhos que falem por ele. Mágoa: É um espinho que a gente coloca no coração e se esquece de retirar Netos: É quando deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los. Orgulho: É quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante. Perdão: É uma alegria que a gente dá e que pensava que jamais a teria. Pessimismo: É quando a gente perde a capacidade de ver em cores. Paz: É o prêmio de quem cumpre honestamente o dever. Raiva: É quando colocamos uma muralha no caminho da paz. Simplicidade: É o comportamento de quem começa a ser sábio. Saudade: É estando longe, sentir vontade de voar; e estando perto, querer parar o tempo. Sexo: É quando a gente ama tanto que tem vontade de morar dentro do outro. Solidão: É quando estamos cercados por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto. Ternura: É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas. Sinceridade: É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho. Trecho do livro "O Homem que Veio da Sombra" (Luiz Gonzaga Pinheiro)

Gentileza

Você já ficou surpreso por que algum desconhecido foi gentil com você? Muitas pessoas nem sentem, mas já se acostumaram com a falta de gentileza... E quando ela acontece, vira um evento. As relações ficaram tão frias, que o normal é a secura, a indiferença e até a hostilidade. As pessoas parecem estar mais preparadas para se defender de ofensas do que receber palavras doces e gestos de carinho. A gentileza virou artigo de luxo, peça de antiquário... Virou memória. Tem gente que desconfia de homem muito gentil... Dizem logo que é gay. Mulheres muito gentis são vistas como frescas ou falsas. O mundo perdeu a referência de gentileza, de delicadeza. Ser xingado no trânsito virou rotina. Ser destratado por quem ganha para servir, é comum nos estabelecimentos. A gente se depara com caras feias, impaciência e maus humores o tempo todo. até mesmo em casa... Mas eu não me acostumo com isso, não!
Eu quero gentileza pra minha vida. e quero ser gentil também. Quero ser tratada com respeito, com carinho... Tratada como gente, que é exatamente o que a palavra gentileza sugere... Gentileza é coisa de gente! A juventude já não acha necessário dar o lugar para os idosos no ônibus, no metrô, nas filas. Os homens já não praticam a delicadeza com o sexo oposto. As mulheres, por sua vez, se emanciparam e dispensam o cavalheirismo, porque acham que está fora de moda. Eu quero gentileza, sim. De homens, de mulheres, de crianças, de estranhos. Quero o gesto sutil, o telefonema de agradecimento, o bilhete de boas vindas, as flores, os bombons... Eu quero um simples olhar de sinceridade, porque ser verdadeiro é ser gentil também... Eu quero a gentileza pela gentileza. Por menor que seja o gesto... Ele faz bem, é necessário... E essencial! Texto: Lena Gino

Me chame do que quizer

Se parece ingênuo que eu acredite nas pessoas, que me chamem de tola. Se parece impossível que eu queira ir onde ninguém conseguiu chegar, que me chamem de pretensiosa. Se parece precipitado que eu me apaixone no primeiro momento, que me chamem de inconsequente. Se parece imprudente que eu me arrisque num desafio, que me chamem de imatura. Se parece inaceitável que eu mude de opinião, que me chamem de incoerente. Se parece ousado que eu queira o prazer todos os dias, que me chamem de abusada. Se parece insano que eu continue sonhando, que me chamem de louca. Só não me chamem de medrosa ou de injusta. porque eu vou à luta com muita garra e muita vontade de acertar. E foi lutando que eu perdi o medo de ser ridícula. de ser enganada. de ser mal entendida. Perdi, na verdade, o medo de ser feliz. Não me incomoda se as pessoas me veem de forma equivocada. O importante mesmo é como eu me vejo... Sem cobrança. sem culpa. sem arrependimento. A gente perde muito tempo tentando agradar aos outros. tentando ser o que esperam de nós. Eu sou o que sou e não peço desculpas por isso. No meu caminho até aqui, posso não ter agradado a todo mundo, mas tomei muito cuidado para não pisar em ninguém. Sendo assim, me chame do que quiser, eu não ligo... Porque eu só atendo mesmo quando chamam pelo meu nome, que eu tenho o maior orgulho de carregar. Texto: Lena Gino